Perfil da Escola

A  Escola Municipal Ambientalista Chico Mendes é um estabelecimento de ensino da rede pública municipal e foi fundada em 27/07/2005. Situada na Comunidade 23 de Setembro, atende aos alunos desta comunidade e de seus adjacentes com o o ensino infantil 1º e 2 º período, ensino fundamental 1º ao 5 º ano e a Educação de Jovens e Adultos -EJA.
*VISÃO DE FUTURO:
Ser reconhecida em nível nacional como uma escola que valoriza a coletividade, o respeito mútuo, a dignidade e a justiça, no sentido de assegurar aos educandos o direito a diversidade para uma formação que respeite as potencialidades e a individualidade de cada um.


*CRENÇAS E VALORES: 
ResponsabilidadeA essência do nosso trabalho está no compromisso de ensinar com responsabilidade nossos alunos. 
Ética Buscamos sempre desenvolver com nossos alunos o senso de justiça, solidariedade e igualdade.
CriatividadeIncentivamos a criatividade e meios inovadores capazes de solucionar problemas do cotidiano..
Respeito - Respeitamos as individualidades, diferenças e potencialidades de cada um, dentro do seu ritmo no ambiente escolar.

* MISSÃO: 
Promover ações pedagógicas que valorizem e respeitem a liberdade e a igualdade, assegurando assim aos educandos o direito, a diversidade, ao saber sistematizado bem como a visão de mundo na busca de melhorias para sua formação como ser construtor do seu próprio conhecimento.

“O grande desafio da escola, ao construir  sua autonomia, deixando de lado seu papel de mera ‘repetidora’ de programas de ‘treinamento’, é ousar assumir o papel predominante na formação  [...]”.
                            (VEIGA e CARVALHO, 1994).